sábado, 31 de julho de 2010

Células-Tronco x Aborto x Homicídio

Qual será a diferença entre essas três palavras?

Depende! Se a célula-tronco for embrionária, o aborto for forçado e o homicídio doloso (com intenção de matar) então eu diria que essas palavras são sinônimos. Em qualquer outro caso são apenas palavras com pouca relação...

Mas será que é isso que a sociedade vê, ou será que sou um daqueles chatos que só defende a Vida mas nem sabe do que está falando?

Posso ser sim este último, mas para ter certeza que o sou (ou não) devo ao menos tentar expor o porquê de eu achar que essas palavras conforme explicadas acima estão intimamente ligadas.

O Globo colocou em sua 1ª página de hoje (31/7/2010) a seguinte manchete: "A hora da verdade das células-tronco: EUA liberam primeiro teste em seres humanos. Embriões serão usados para tratar paralisia."

Bem, agora é minha vez: ao ler essa manchete achei interessante e fui ler toda a matéria para entender melhor do que se tratava. Me adimirei muito por toda a matéria relatar apenas pontos positivos do uso de células-tronco e sem medir esforços colocava esse tipo de "experiência" como a "salvação" para quem perdeu células cardíacas, epidérmicas, ósseas, do fígado e etc. Dizia ainda que agora só faltava o teste final: usar a nova técnica em humanos e garantir que não fará mal alguns a eles... Sim, a eles talvez não mas quem sabe ao embrião...

Vamos entender melhor o significado da palavra "EMBRIÃO"? Está assim escrito no site do Wikipédia: "O embrião, nas plantas, é a parte da semente, e, nos animais, é o produto das primeiras modificações do óvulo fecundado, que vai dar origem a um novo indivíduo adulto".

A foto abaixo é de um embrião humano de 5 semanas:



Me pareceu bem simples a explicação e mais simples ainda a foto.

De um embrião de 5 semanas você acabou de ver na foto, mas um embrião adulto, você já viu? Eis a foto:


Esse sou eu e você: Embriões adultos e que agora vemos, respiramos, falamos e pensamos. Bem, nem todos pensam na verdade, mas isso é uma outra história ....

Será que consegui ser claro o suficiente ao mostrar essas duas fotos? Será que faz diferença eu chamar um bebe, um adolescente, um adulto, ou um velho com se não fossem seres humanos? Pois é, um embrião JA É UM SER HUMANO, QUEIRAM OS CIENTISTAS CONCORDAREM OU NÃO!!!

Vai de mim e você acreditar nisso, uma vez que o óvulo já foi fecundado e, pela definição acima, já está se transformando em um indivíduo adulto...

Quando falamos de aborto, homicídios, experiências com embriões, estamos falando todos a mesma lingua: deixar de fazer viver um ser humano seja para o bem de outrem ou não...

Eu acho que poderia cometer um homicídio em massa contra pelo menos metade dos nossos políticos e isso me faria muito bem... Pois é, mas se eu fizer vou preso... Ha!!!! Mas se eu usar um embrião para experiência de laboratório eu não cometo crime algum... Que bela hipocrisia essa!!!

As vezes eu penso se estarei sendo radical no meu pensamento. Mas aceitar tal experiência em benefício de "seja lá quem for" não justifica eu estar "matado" esse feto, esse indivídio que antes mesmo de tomar a forma humana (mesmo já sendo humano) foi predestinado por cientistas a nascer para morrer e nunca se tornar um indivíduo como eu e você.

Se ainda conseguir um pouco mais de atenção sua posso aprofundar só mais um pouquinho este tópico e fazer apenas uma pergunta: Como será que vê o Criador tudo isso?

Assim eu me despeço deste tópico. Que ele sirva de reflexão para quem de boa vontade o ler.

Abraços!

domingo, 18 de julho de 2010

Poítica e Religião - Fé e Razão



Muita gente (se não a maioria) justifica com o ditado "Política e Religião não se discutem" como forma de tornar-se imune à opinião dos outros ou neutro a esse tipo de conversa. Mas será que se a política e a religião fosse discutida não causaria menos danos às pessoas.

Bem, eu sou uma pessoa que gosto muito de exemplos mais que palavras. Por isso, vamos aos exemplos: O mundo está melhor ou pior com os que são fanáticos de política e de religião? O mundo está mais em paz ou mais em guerra por querer convencer uns aos outros do que é melhor para si como se fosse o melhor para o outro?

Ué, então eu estou fortalecendo a idéia que política e religião não se discutem... Nada diso! É exatamente ao contrário. Por falta de discussão é que quando tocamos nesses assuntos com alguém os radicalismos se salientam e vemos como todos somos fechados e ditadores do que é melhor para os outros. Por outro lado se deixamos tudo como está, ou seja, não discutimos assuntos que em geral mexem com o coração e ideais das pessoas, fortalecemos a ignorância em cada um.

Pense comigo: o homem é individual, criado por Deus, mais não precisa ser individualista. Eis a questão! Individualismo e Coletivismo são antônimos, mas podem ser sinônimos, sabe como? Quando o meu individualismo é colocado à serviço dos outros! Quero dizer com isso que se usarmos o individualismo à serviço dos outros estaremos na verdade promovendo o coletivismo que é o que nos torna mais irmãos e amigos!

Claro que esta é apenas a minha opnião, mas pensando bem, poderia ser a de mais pessoas. Todos sabemos que quando as pessoas ajudam umas as outras as coisas dão certo. É assim em um time de futebol, numa equipe de trabalho, num relacionamento a dois, em uma família.

Então porque não olhar em coletividade, aos invés de oprimirmos uns aos outros?

Tem um estudo feito sobre macacos muito interessante: puseram vários macacos em uma gaiola e puseram um cacho de bananas do topo dessa gaiola. Todo vez que um macaco subia para pegar o cacho, os que estavam em baixo recebiam um forte banho com água. Logo, com o tempo, os macacos quando vinham alguém tentando subir para apanhar o cacho de bananas batiam nesse macaco, pois os que ficavam em baixo não queriam tomar ducha de novo...

Acontece que nessa experiência os cientistas foram trocando macaco a macaco da gaiola até que não ficasse nenhum dos macacos anteriores que tomaram a ducha fria. Por incrível que possa paracer sempre que alguma macaco subia para pegar o cacho de bananas apanhava dos outros, mesmo sem uma justificativa, pois aqueles macacos nunca tinham tomado a ducha de água fria. Porém, estavam acostumados a verem os outros batendo e batiam também, até que isso virou uma cultura entre eles.

Essa historinha apesar de simples é verídica, e serve para refletirmos em como o pensamento egoísta foi tão bem difundido que hoje quem quer ajudar ou pensar no coletivismo é visto como um bobalhão!

Voltemos ao tópico original então: Fé e Religião ou Política e Razão?! Confuso né? Sim, por que não entendemos como a fé e a razão podem estar ligadas, assim como discutir religião ou política não servem para convencer o outro da nossa opinião, mas para mostrar ao outro um novo ponto de vista sem que, no entanto, o outro precise mudar para o "nosso mundo".

Este tópico vem bem a calhar porque estamos em época de eleições e devemos saber em quem devemos votar, usando a fé e a razão. Por isso faço um apelo: escutem a opinião uns dos outros sem dar a sua diretamente. Veja os que falam bem e mal da Dilma e do Serra, mas sem dar a sua opinião. Apenas escute e depois pense por si mesmo. Uma saída para um Brasil melhor está nas nossas mãos. Se formos radicais e não ouvirmos todos os lados poderemos estar nos precipitando ao erro.


E aqui aproveito e faço uma referência às Palavras de Jesus pelos Seus profetas da atualidade onde Ele mesmo nos diz que o Mundo está indo pelo seu pior caminho pois as pessoas esqueceram-se Dele e prefiriram as coisas mundanas às Suas Graças. Peçamos então que Jesus nos guie no nosso discernimento para que o egoísmo, pelo menos desta vez, seja substituído pela COLETIVIDADE!

Que assim seja, Amém!!!