sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Principados, Potestades e as Ideologias




"Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares."
Efésios 6, 12

Muita gente ainda confunde liberdade com liberalismo, e direito com dever. Pra que fique bem claro, o que devemos defender não é o direito de matar e sim o dever de dar a vida.

Esse versículo bíblico demonstra claramente isso. No meio de uma rebelião de espíritos malignos, as pessoas tendem a se esquecer pelo "o que" estão lutando. O adversário é astuto e muito, mas muito esperto mesmo. Se não fosse assim não teria enganado Adão e Eva, que apesar se serem os precursores nossos são também o símbolo da desobediência a Deus ligada à confusão em que a Serpente os envolveu.

Quando nos envolvemos em defender políticos e suas ideias, pensamentos e movimentos estamos suscetíveis a achar que estamos lutando contra homens. Não. Não é contra homens ou mulheres que estamos lutando, mas contra "os principados e potestades". A bíblia não parece muito clara em quem são os principados e potestades. Vamos então entender o significado das palavras "principados" e "potestades".

Principados

De forma literal, o "principado" é definido como o território governado por um Príncipe. No caso da Bíblia, o apóstolo referia-se ao "Príncipe deste Mundo", e que já havia sido confirmado por JESUS na passagem:

"O príncipe deste mundo já está julgado e condenado".
São João 16, 11

Logo, sabemos que o Príncipe deste Mundo é considerado o Tentador, ou o próprio Satanás.

Voltando ao significado da palavra, satanás se apoderou de alguns territórios para fortalecer e estabelecer seu principado. Mas que territórios são esses? Seria no sentido literal, ou seja, terras mesmo? É claro que não. O território que Jesus e seus discípulos referem-se é a Morada do Senhor, ou seja, o coração da criação, nosso coração. Este é o território onde Satanás tenta ganhar força e poder.

Lutando contra os principados, estamos lutando para deixar um espaço sempre no nosso coração de forma que Jesus O possa habitar, pois nós mesmos somos um nada, sem Ele. Esse território "vazio" torna-se então o principado de satanás.

Como lutar então para restabelecer o território que outrora pertencia a Deus?

Isso é uma pergunta muito complexa, pois passa pelo Livre Arbítrio de cada um. Outra palavra que as pessoas costumam utilizar para refutar seus atos maldosos, como se dissessem: "Tenho o livro arbítrio? Então me deixe fazer o que eu quiser comigo ou com meu irmão". Aí mora escondido o perigoso engano da besta. O livre arbítrio não é o permissivismo. É apenas uma chance de fazer o certo usando a própria vontade. É essa a maior Graça que Deus poderia nos dar. No entanto, é também a maior causa da desgraça humana, uma vez que é utilizada das piores formas possíveis.

"O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor."
Gênesis 6, 6

Não à toa, "Deus arrependeu-se". Novamente algo simbólico e que tantos questionam Deus por deixar a "corda solta" mesmo com tantas maldades acontecendo: "será que Ele existe mesmo? Será que ainda olha por nós?". Essa pergunta é fácil de ser respondida, quando olhamos para os atuais profetas que se multiplicam hoje em dia. Alguns são falsos sim, mas outros são enviados verdadeiramente por Deus para nos dizer que ELE não esqueceu-se de nós, mas espera apenas o nosso regresso. Pois o próprio livre arbítrio que Deus nos deu O impede de nos forçar a sermos obrigados a regressar a Ele. Algo muito acima do nosso "nirvana" terreno. Algo difícil de explicar e ao mesmo tempo fácil de entender. Basta dizer que Deus faz tudo por amor, e se assim não fosse já nos teria castigado ou destruído devido às grandes maldades que praticamos.

“Dei a cada alma este livre arbítrio e a sua vontade pertence apenas a si mesma, e se uma alma se obstina a não se abrir a Mim, como poderei Eu entrar no seu coração? Sou Deus e Senhor, mas concedi a todos a sua liberdade e a sua vontade. Se vós acreditardes e Me oferecerdes a vossa vontade, abandonando-vos a Mim, então, Eu entrarei nos vossos corações e curar-vos-ei. Eu não entrarei nunca à força. Estou à sua porta e espero que a abram e Me convidem a entrar”. 
Jesus ao profeta Vassula em 18/08/1988

Vamos então entender o que seriam as "potestades".

Potestades

São os que têm poder. Em geral essa palavra é utilizada no campo espiritual para simbolizar uma hierarquia de poder a que Anjos ou demônios pertencem. No plano espiritual anjos e demônios possuem hierarquias bem definidas. Todos os "anjos do mal", foram antes, anjos criados por Deus, logo tinham sua própria grandeza até serem precipitados no Inferno.

"Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele."
Colossenses 1, 16

As "potestades" da qual o título refere-se, são então os anjos de alta hierarquia e que foram precipitados no inferno juntamente com Lúcifer - o maior anjo de luz. Logo esses anjos de "alto escalão" junto com o príncipe deste mundo, rebelaram-se contra Deus e contra Sua criação.

"Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos."
Apocalipse 12, 9

Bem, o significado já foi explicado, o que falta agora é dar "nome aos bois", ou seja, quem são os principados e potestades do nosso mundo? Como esses principados revelam-se ao mundo de forma que possam transformar a criação de Deus em um verdadeiro caos?

Ideologias

São aí que começam as ideologias. Outra palavra emblemática e ao mesmo tempo cheia de significados. O significado básico da palavra ideologia refere-se às ideias humanas do mundo que nos rodeia. Essa palavra foi utilizada pela primeira vez pelo filósofo francês Destutt de Tracy no século XIX. Até então considerava-se apenas a ciência das ideias de um ser humano, grupo ou cultura. O viés de tal expressão referia-se à neutralidade das ideias de cada um, ou seja, casa indivíduo pode pensar o que lhe aprouver sem haver, no entanto, imposição alguma.

Mais tarde, no mesmo século, o filósofo Karl Marx atribuiu ao sentido da palavra uma outra visão, em que dizia que a ideologia era o fruto imposto por um grupo dominante com intenção de dominar os demais.  O problema todo é que o próprio Marx deixava de lado o significado neutro da palavra dando-lhe sempre uma conotação negativa de imposição de fortes contra fracos.

Foi então, que no século XXI, o professor da Universidade de Cambridge e filósofo John Brookshire Thompson, desenvolveu dois sentidos à palavra que hoje é tão amplamente difundida. O primeiro sentido refere-se ao significado que Tracy atribuía, ou seja, da ideologia apenas como um conjunto de ideias de um indivíduo ou grupo, que se assemelha ao sentido da cultura dominante de uma sociedade. A este sentido ele classificou-o como “neutro”.

Com relação ao significado de Marx, Thompson o classificou como “crítico”, pois conotava o viés de dominação e imposição de alguns grupos contra outros, sem no entanto considerar a cultura da maioria. Thompson, mais tarde, evoluiu o conceito de Marx para os dias atuais, identificando a mídia e os “grandes intelectuais”, como os grupos ou movimentos que desejavam, por imposição, difundir seus conceitos na sociedade.

Conclusão:

Dito isto, fica claro que as grandes potestades e principados de hoje são os que se utilizam dos meios de comunicação para impor suas ideias e ideais, dando sempre uma conotação de liberdade ao invés de imposição, para serem bem sucedidos e aceitos por todos. A isso, acrescenta-se o “politicamente correto” que impõe também uma forma de ver e falar à sociedade, de forma que, não se pode falar algo por não ser bonito ao padrão imposto.

Como exemplos de potestades temos os movimentos LGBTs, ONGs, movimentos Pró-Aborto, Comunismo, Ateísmo e tantos outros, que, por imposição,  atacam a cultura corrente sempre com discursos embasados na defesa das minorias e dos mais necessitados. O mais controverso e curioso, é que muitos desses movimentos se apoiam no próprio Marx para difundir-se, ou seja, utilizam o conceito de imposição de Marx para dizer que estão sendo vítimas de imposição de grupos sociais mais fortes.

Tais movimentos, têm como objetivo minar os conceitos neutros da sociedade, ou seja, os pensamentos individuais de cada indivíduo e os modificar para um pensamento único e dominante, para que depois seja visto como a cultura dominante. São bem próximos ao que Marx tentava alertar, porém com um viés a mais: em geral esses movimentos utilizam-se da desconstrução das raízes do indivíduo de forma a torna-lo suscetível ao ridículo quando expressa suas próprias idéias. Sentimentos como “culpa” quando se fala o que se pensa, ou rótulos que envergonhem o indivíduo, são normalmente usados pelos que defendem esses movimentos.

Alguns indivíduos começam então a ser aprisionados, e resolvem abrir mão de suas próprias ideias e culturas para engolir à força esses pensamentos. Porém, não há como remover as raízes de um indivíduo sem que este não se sinta agredido e não se volte contra seu agressor, mais cedo ou mais tarde. Trata-se então de uma bomba-relógio prestes a explodir assim que for desafiada.

Satanás é astuto, não é mesmo? Sempre disfarçado de coisas bonitas e fáceis de seguir. Já Jesus nos traça um caminho mais árduo e pede que levemos nossa cruz de cada dia às costas. Visões bem antagônicas, não é mesmo?

E você, qual caminho irá decidir? O da facilidade ou o da Realidade?

Nenhum comentário: