domingo, 18 de julho de 2010

Poítica e Religião - Fé e Razão



Muita gente (se não a maioria) justifica com o ditado "Política e Religião não se discutem" como forma de tornar-se imune à opinião dos outros ou neutro a esse tipo de conversa. Mas será que se a política e a religião fosse discutida não causaria menos danos às pessoas.

Bem, eu sou uma pessoa que gosto muito de exemplos mais que palavras. Por isso, vamos aos exemplos: O mundo está melhor ou pior com os que são fanáticos de política e de religião? O mundo está mais em paz ou mais em guerra por querer convencer uns aos outros do que é melhor para si como se fosse o melhor para o outro?

Ué, então eu estou fortalecendo a idéia que política e religião não se discutem... Nada diso! É exatamente ao contrário. Por falta de discussão é que quando tocamos nesses assuntos com alguém os radicalismos se salientam e vemos como todos somos fechados e ditadores do que é melhor para os outros. Por outro lado se deixamos tudo como está, ou seja, não discutimos assuntos que em geral mexem com o coração e ideais das pessoas, fortalecemos a ignorância em cada um.

Pense comigo: o homem é individual, criado por Deus, mais não precisa ser individualista. Eis a questão! Individualismo e Coletivismo são antônimos, mas podem ser sinônimos, sabe como? Quando o meu individualismo é colocado à serviço dos outros! Quero dizer com isso que se usarmos o individualismo à serviço dos outros estaremos na verdade promovendo o coletivismo que é o que nos torna mais irmãos e amigos!

Claro que esta é apenas a minha opnião, mas pensando bem, poderia ser a de mais pessoas. Todos sabemos que quando as pessoas ajudam umas as outras as coisas dão certo. É assim em um time de futebol, numa equipe de trabalho, num relacionamento a dois, em uma família.

Então porque não olhar em coletividade, aos invés de oprimirmos uns aos outros?

Tem um estudo feito sobre macacos muito interessante: puseram vários macacos em uma gaiola e puseram um cacho de bananas do topo dessa gaiola. Todo vez que um macaco subia para pegar o cacho, os que estavam em baixo recebiam um forte banho com água. Logo, com o tempo, os macacos quando vinham alguém tentando subir para apanhar o cacho de bananas batiam nesse macaco, pois os que ficavam em baixo não queriam tomar ducha de novo...

Acontece que nessa experiência os cientistas foram trocando macaco a macaco da gaiola até que não ficasse nenhum dos macacos anteriores que tomaram a ducha fria. Por incrível que possa paracer sempre que alguma macaco subia para pegar o cacho de bananas apanhava dos outros, mesmo sem uma justificativa, pois aqueles macacos nunca tinham tomado a ducha de água fria. Porém, estavam acostumados a verem os outros batendo e batiam também, até que isso virou uma cultura entre eles.

Essa historinha apesar de simples é verídica, e serve para refletirmos em como o pensamento egoísta foi tão bem difundido que hoje quem quer ajudar ou pensar no coletivismo é visto como um bobalhão!

Voltemos ao tópico original então: Fé e Religião ou Política e Razão?! Confuso né? Sim, por que não entendemos como a fé e a razão podem estar ligadas, assim como discutir religião ou política não servem para convencer o outro da nossa opinião, mas para mostrar ao outro um novo ponto de vista sem que, no entanto, o outro precise mudar para o "nosso mundo".

Este tópico vem bem a calhar porque estamos em época de eleições e devemos saber em quem devemos votar, usando a fé e a razão. Por isso faço um apelo: escutem a opinião uns dos outros sem dar a sua diretamente. Veja os que falam bem e mal da Dilma e do Serra, mas sem dar a sua opinião. Apenas escute e depois pense por si mesmo. Uma saída para um Brasil melhor está nas nossas mãos. Se formos radicais e não ouvirmos todos os lados poderemos estar nos precipitando ao erro.


E aqui aproveito e faço uma referência às Palavras de Jesus pelos Seus profetas da atualidade onde Ele mesmo nos diz que o Mundo está indo pelo seu pior caminho pois as pessoas esqueceram-se Dele e prefiriram as coisas mundanas às Suas Graças. Peçamos então que Jesus nos guie no nosso discernimento para que o egoísmo, pelo menos desta vez, seja substituído pela COLETIVIDADE!

Que assim seja, Amém!!!

Nenhum comentário: