quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Só Corrige quem ama!

Porque as pessoas gostam tanto de se sentirem julgadas e vitimadas pelas outras?

Quando alguém pergunta "porque" ou dá uma opinião, em geral é mal interpretada pela outra. Em geral pensam que querem humilhar, jogar sujo, sair por cima e coisas desse tipo. E minha pergunta fica sempre em Jesus: Como será que Jesus agiria com as pessoas arrogantes de verdade e como será que Ele agiria somente com aquelas que são grossos, e como diferenciar um dos outros?

Parece muito difícil, mas não é. Jesus até nos ensinou sobre isso, ou seja, ter cuidado com os que gostam de transparecer uma falsa paz e olhar mais para o interior do coração que é de onde o bem ou o mal surgem....

Não é nada difícil. Não é para ser, nós é que complicamos tudo, talvez por valorizarmos o que é complexo ao invés do simples, o "trabalhado" ao invés do bonito, o caro ao invés do barato....

Quando eu digo que gasto 12 reais para cortar meu cabelo, deve ter gente por aí que gaste o triplo e ache realmente que o meu cabelo nunca poderia ser bem cortado por um valor tão baixo. Temos a leve (para não dizer 100%) tendência de só valorizar o que é proibido, difícil, da moda, ou similares... Talvez seja por isso que o homem decidiu reconstruir todo o mundo com sua selva de pedra e hoje paga caro para ter uma vista de frente para a natureza. Parece até brincadeira!!!

Acho que "Ser Humano" poderia muito bem ser substituído por "Ser Contraditório" pois parece que gastamos nossa vida toda nos contradizendo... Queremos no início tudo do mais moderno, caro e complicado possível, para depois de muito tempo reaprender a valorizar o simples, quando ainda conseguimos fazer isso, pois muitos vão na ilusão do luxo e já não conseguem regressar mesmo quando não têm mais nada... Mais triste devemos ficar ainda por essas pessoas...

Afinal, nos esquecemos da missáo de que fomos confiados por Deus e nos colocamos sempre como os perdidos no mundo. os insacíáveis.... Que pena, é só mais sofrimento que atraímos.

Quem sabe quando o Espítito descer novamente aqui na terra não poderemos esperimentar o verdadeiro sentido das coisas e olhar Deus como um Amigo, Pai, Companheiro, Esposo e tudo o que for bom que imaginarmos....

Essa é minha esperança e meus votos para 2012: Que Deus seja Deus nas nossas Vidas!

Amem!


"Deus não é um pai qualquer, Ele é O PAI!"



domingo, 6 de novembro de 2011

Retrospectiva 2011

Está chegando mais um ano, o tal do 2012 que muita gente acha ser o Fim dos Tempos. Mas será que algo vai mesmo acontecer no Mundo ou será que vai ser mais um ano como todos os outros?

A resposta é muito simples: não sei!

Ninguém sabe nada. Nem quando vai começar nem se irá haver...
Porém soa meio hipócrita dizer que Jesus irá regressar e ao mesmo tempo dizer que não se sabe quando...

A questão sempre foi essa: o que acreditamos e o que vemos. "Ver" e "acreditar" são quase antônimos, pois muitas vezes o que vemos não é o que realmente acontece. Muitas vezes parece até que aconteceu ao contrário.

Um exemplo claro disso foi a Morte de Jesus no Madeiro. Como será que pensaram as pessoas que estava lá assistindo sem conhecer de verdade o Mestre? "Puxa! Um homem tão bom que fazia o bem para as pessoas morreu e pronto! Tá vendo como não adianta ser bom nessa terra?!". "Coitado, morreu como um impostor!". "Quem sabe se ele não era mesmo um falso profeta..." e tantas coisas mais que eu ou você pensaríamos se ninguém tivesse alguma vez falado Quem Ele era!!!

Mas para surpresa da maioria o que parecia uma morte sem mérito e fracassada tornou-se o símbolo maior do Cristianismo de todos os séculos futuros.

Como pode alguém morrer dentre tantos que já haviam morrido na Cruz e apenas Este ser lembrado assim tão profundamente? Como pode Jesus um homem filho de um carpinteiro ter sido imortalizado pelos séculos e até hoje ainda estar vivo no pensamento das pessoas?

E o mais curioso: ninguém nunca o viu nesta geração nem mesmo escutou Sua voz, e mesmo assim milhares de pessoas continuam falando que Ele é Deus e atribuindo a Ele infinitos milagres e graças.

Quem foi afinal este Homem que ao morrer deixou uma herança que levou muitos homens a abandorem família e pessoas para servir Sua causa?

Será que somos assim tão "burrinhos" e nos deixamos levar pelo místico, ou será que há algo de inexplicável e prazeroso mesmo naquilo que sentimos?

Claro que todas essas questões são ótimas para um dissertação em filosofia, mas não é bem por aí que eu gostaria de caminhar...

Jesus morreu sim como qualquer ente querido que eu ou você já perdera nesta terra. A diferença foi
por quem Ele morreu e o que aconteceu depois.

Ele anunciou Seu próprio assassinato e aos que O seguiam pareceu ser até um fanático e fez mesmo com que Pedro chegasse um dia a dizer "Mestre que isso não te aconteça! (referindo-se a seu assassinato anunciado pelo próprio Jesus) ".

Mas porque Jesus sempre "puxou" tanto pela nossa mente ao invés de dizer logo as coisas claras e concretas? Porque morrer para dizer que nos ama? Porque Ressuscitar para dizer que um dia ressuscitaremos, se Ele podia já ter ressuscitado a todos naquele tempo... Porque Jesus não é, como dizemos, objetivo e "sem rodeios"?

E você acha mesmo que eu sei todas essas respostas às perguntas que estou fazendo? Mas é claro que não! Eu não sei nem se Deus existe....

Por isso é que toda a fé passa pela dúvida, toda dúvida é bem vinda quando não coloca-nos amargurados sem razão, sem uma justificativa. Parece que a nossa fé é algo realmente fraco e quase "virtual" a ponto de para muitos ser melhor esquecê-la e seguir a vida "normalmente" para não atrair mais "problemas"...

Somos pequenos mesmo. Eu, assim como você, acedito em algumas coisas que por serem muito maiores que nós não conseguem ser compreendidas e ficam sempre no "mundo espiritual", que diga-se de passagem, para muitos é um "consolo" para a nossa vida fracassada e sem ânimo.

E então onde entra a Retrospectiva do ano? Quando Jesus vai mesmo regressar? E o que eu e você precisamos saber?

Pois é, o importante não é saber quando Jesus vai voltar. Isso não tem a mínima importância para nós. O importante a meu ver deveria ser para onde eu vou quando Jesus Regressar. Vou com Ele? Fico aqui? Vai ser um lugar realmente alegre e bom? eu vou gostar dessa paz toda? Não vai ter de vez em quando uma agitaçãozinha para sair da mesmice...

É para isso que serve essa Restrospectiva: para analisarmos se o ano foi realmente positivo no sentido de reconhecer o Reino de Deus dentro de nós, ou não! Veja, não há nada mais do que seguir Jesus. Eu às vezes me esforço para entender o que o Mundo pensa e nada de novo acontece.

No meu tempo de criança eu queria ter um vídeo game igual ao dos meus amigos. Um carro igual ao do meu pai. Uma namorada bonita igual a da TV. O corpo esbelto igual ao dos artistas. E hoje ocorre tudo novamente com a geração que está chegando agora.

Nada de novo aconteceu... Agora é o X-Box 360, é a Pajero, uma pick-up, é a busca pelo prazer do corpo e da beleza, e a moda como palavra chave para resolver os problemas de quem ainda não é amada(o).

Me diga, o que mudou? O que está diferente? Mesmo depois de tanta gente falar o que é bom e o que é ruim, as pessoas continuam bebendo, fumando, homens batendo em esposas, traição dos dois lados... E me diga então o que mudou?

Se eu ou você não mudarmos logo para o Caminho de Jesus daqui a 20 anos todo o ciclo vai se repetir de novo. Vamos olhar à nossa volta e mais uma vez acharmos que tudo não passou de uma repetição de acontecimentos.

Bem, com Jesus a coisa não foi bem assim: Ele decidiu morrer ao invés de viver tranquilamente. Os discípulos que ao lado do Mestre sempre pareciam uns medrosos deixaram martirizar-se a todos. Todos morreram assassinados por aqueles que perseguiam Jesus ...

Para eles a vida não foi repetitiva, e eles não eram Deus mas apenas quiseram O seguir.

Disso tudo eu só consigo pensar numa coisa: se eu não deixar Jesus me conduzir nesta vida corro o sério risco de acabar sem nem ter tentado começar a viver. Que disilusão maior seria para alguém que morreu sem tentar? Sem sentir? Sem amar ou sofrer? Viver apenas como uma planta, que ao contrário delas, possuímos uma alma, uma sensibilidade e senso do mundo muito maior (ou que deveria ser) a ponto de fazer inveja ao demônimo que aqui na terra resolveu fazer guerra à Criação mais perfeita de Deus: NÓS!!!

É com essa idéia que gostaria de registrar a minha restrospectiva desse ano: Deixar-me guiar por Jesus, acreditar que Deus é mais Pai do que Deus, que Jesus é mais Amigo do que Filho de Deus, e que o Espírito Santo é mais Amor do que Espírito de Deus, ou seja, que DEUS está mais próximo do que distante, mais "nosso" que dos outros, mais PAZ do que CONFLITO.

E você já pensou nisso?

Paz e Bem!