A igreja de Jesus TEM que ser algo diferente do que vemos aqui. É só ver as pessoas com que Jesus se relacionava mais: Prostitutas, Cobradores de Impostos, Fariseus(mesmo que desmascarando as maldades deles)... Jesus sempre procurou no Seu Povo os mais necessitados e oprimidos pela sociedade! Será mesmo isso que essa Igreja está buscando? Será que “nossos fiéis” (e falo como se fosse um representante da igreja mesmo não sendo) são pessoas necessitadas? Será que os pobres e oprimidos têm vez nas nossas igrejas?
São perguntas que me faço e que óbvio que sei a resposta. Basta olhar em volta e ver quem vai à missa, que está à frente dos grupos em geral, e quem “manda” na igreja. É óbvio que esta igreja precisa de mudanças, e da mesma forma quando não estamos satisfeitos com um governo, também sentimos necessidade de uma pessoa com mente mais aberta que mostre VERDADEIRA preocupação com os pobres de hoje: pessoas marginalizadas, eu e você quando recebemos um não na cara ou uma porta fechada à esperança por exemplo...
Sem querer citar nomes, vejo que a alguns anos atrás o nosso representante da Igreja viajava o mundo inteiro para “beijar pé de mendigo” como o próprio Arnaldo Jabour colocou em sua coluna de jornal logo após a morte desse representante. Acho que isso era o início de uma nova igreja que precisava ter nascido e que ainda precisa nascer: a igreja nos mais necessitados, a igreja de quem realmente precisa de igreja!
A Igreja atual precisa ser refundada. Precisa que seu representante tire as vestes pesadas que hoje são colocadas, ou seja, desça do altar onde está e mostre Quem está no Altar e que sempre deveria ser o primeiro a ser escutado!
Obviamente me refiro ao Rei! Mal sabemos a Sua Opinião a respeito dessa Igreja. Às vezes damos conta de que nós mesmos defendemos com unhas e dentes uma Igreja que nem sabemos se é da Vontade Dele. Apenas pelo ato de defender, brigar, “mostrar serviço” e etc. Mas quando afinal vamos escutar Sua Voz? Ele fala continuamente e ninguém O escuta. Profetas temos hoje diversos mas ninguém os escuta, ou somente uma minoria que parece não fazer diferença no todo!
Me sinto impotente, fraco, depressivo diante dessa realidade: Jesus não deve estar satisfeito conosco, pois se olharmos em volta estamos cada vez mais distantes das pessoas pobres e oprimidas da nossa sociedade. Alguns até dirão “fale por você mesmo, nós nos preocupamos com os pobres!” mas sem querer julgá-los eles próprios já se julgam bons e por isso já estão em desacordo com a Palavra de Deus : “Só Deus é bom!” – Jesus disse certa vez a Seus Discípulos...
Essa Palavra do Mestre é mesmo muito profunda: se só Deus é bom, então deveríamos viver numa humildade tal de pedir que Ele nos faça semelhantes a Ele diariamente. E é isso que vemos? Pessoas se humilhando para Deus, ou pessoas arrogantes com seu próximo?
“Ah, mas nós podemos ser bons com Ele“ – dirão novamente os céticos. Muitos desses são os que estão à frente da igreja e dizem fazer de tudo por ela... Triste não é mesmo! E a minha parcela de culpa também está nisso: me achar melhor que eles... Como essa realidade é dura! Se ver desprovido de segurança e defesas e mesmo assim levantar a cabeça e olhar para o céu. “Para onde iremos nós Senhor se só Tu tens Palavra de Vida” – Está em João, mas não sei o capítulo.
Abertos para esta vinda devemos estar e fechados a todo o mal. Pois como o apóstolo Paulo disse "A nossa luta é contra os poderes no mal, hierarquias, potestades e demônios e não contra as pessoas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário