Estamos agora na discussão da criminalização das Fake News.
Mas o que é fake news? São notícias falsas, dito ao pé da letra.
Então vamos a uma história.
A ciência sempre contou 7 planetas no sistema solar. Agora Plutão não é mais um planeta. Pergunto, os livros de geografia antigos contém fake news?
Agora o novo diretor da Nasa diz que Plutão deve voltar aos livros pois ainda é um planeta uma vez que tem orbita própria e circula uma estrela (o Sol).
Plutão não é mais um planeta:
Plutão volta a ser um planeta:
E agora? Se eu criar um post dizendo que nosso sistema solar é composto de 7 planetas e não de 6, estou propagando uma fake news ou um ponto de vista?
Vamos a outro exemplo?
Na última semana vimos governantes de países ricos compartilhando fotos da Amazônia pegando fogo com se fossem atuais, porém verificou-se que todas eram de vários anos atrás e uma delas o repórter que havia tirado a foto já até morrera. E agora, devia o governante daquele pais ser condenado por fake news?
Se pensarmos bem, mentiras sempre existiram e sempre existirão. A verdade prevalece quando, através de fatos, conseguimos provar que estão erradas. E quando cada um se apega aos fatos que lhe convém e usa-os a seu favor? Quem balizará os fatos no exemplo de Plutão, por exemplo? Uma comunidade científica decidirá a verdade, um grupo de cientistas autônomos, um pesquisador?
Há anos que minha mãe falava que os alimentos básicos para um boa alimentação eram o leite, a carne e os ovos. A comunidade científica então, decidiu que o ovo era o grande vilão do colesterol e que tínhamos que retirá-lo da dieta. Agora, a menos de 10 anos, a mesma comunidade disse que é saudável comer um ovo por dia e que ainda ajuda no equilíbrio do colesterol e no controle do peso.
Ovo, o grande vilão, agora faz bem até para memória:
E então?
Outra fake news?
Noutro dia escutei que mais de 500 milhões de abelhas estão morrendo a cada ano. Eu penso, como alguém contou 500 milhões de abelhas? Provavelmente que se fez uma estimativa, pois ninguém sabe ao certo o número de abelhas presentes no mundo, quantas nascem e quantas morrem. Trabalhamos com algo chamado estimativa.
Meio bilhão de abelhas mortas em 3 meses:
Dizer então que 2 bilhões de abelhas morrem todo o ano (500 milhões por trimestre), é uma verdade?
Mas se as mortes foram pontuais e não acontecerão nos próximos meses?
Mas se as mortes foram pontuais e não acontecerão nos próximos meses?
Só em algumas linhas vimos que nada pode ser afirmado como verdadeiro ou falso sem se analisar todos os lados. Dizer que é falso por que não tem nada comprovando e tão errado como dizer que é verdadeiro porque alguém disse. Tudo se resume de como foi dito, que critérios eram usados e se existe estudos e pesquisas sérias que comprovem algo sobre o assunto.
Dizer que um ovo tem muito colesterol é uma coisa. Dizer que ele aumenta o colesterol do ser humano é outra completamente diferente. E, em todas, foram feitas pesquisas e análises sérias.
Se até assim nos enganamos, o que dirá quando nem o cientifico puder ser comprovado?
Se até assim nos enganamos, o que dirá quando nem o cientifico puder ser comprovado?
No caso das abelhas, se eu disser que o uso dos agrotóxicos foi o que as matou e fizer campanha contra os agrotóxicos, estou divulgando um informação verdadeira?
Agrotóxico especifico é causa de morte de abelhas:
Na notícia acima, vemos que acha-se que um agrotóxico especifico da BASF pode estar causando as mortes. Logo, não é todo agrotóxico. E o meu suposto post sobre as abelhas morrerem com agrotóxicos? É então uma fake news?
Ainda sobre a Amazônia, vi um post que eu mesmo compartilhei afirmando existir 100.000 ONGs na Amazônia. Ao compartilhar a foto no Facebook, um amigo meu me chamou a atenção que o Facebook o estava avisando que trata-se de fake news.
Utilizou então o link abaixo para justificar a fake news:
Se lermos a matéria toda, ficaremos ainda mais confusos, pois o site diz que existem três tipos de classificação e dois tipos de metodologias, e que os dados do IBGE não utilizam a mesma metodologia dos dados do IPEA. Ou seja, não se sabe com certeza a quantidade de ONGs na Amazônia legal, fora as ONGs ilegais ou não cadastradas.
E então? Não provaram e ninguém sabe quantas ONGs existem ao todo. Pode-se dizem então que não existam 100.000 ONGs na Amazônia?
Diz a ciência que só se pode confirmar uma descoberta se não for possível comprovar o seu contrário. Como devemos analisar o meu post então?
Tudo isso pra dizer que nem tudo é tão lógico e que os fatos e argumentos podem ser utilizados para um lado ou para o outro, e que ainda não existe uma só verdade das coisas.
Aliás, a ÚNICA VERDADE que podemos afirmar é JESUS, que disse ser o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. Será que Jesus pode nos ajudar então com as Fake News?
Podemos agora criminalizar a disseminação desse tipo de notícias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário